FacebookTwitterGooglePlus
Fechar

Resumos

<< Voltar
Resumos
A RECOMPENSA DA HONRA II

A RECOMPENSA DA HONRA II



1) RECOMPENSA PARCIAL OU NENHUMA RECOMPENSA - Nazaré era uma cidade que esperava a vinda do Messias. Os profetas haviam profetizado, dado sinais dos tempos e épocas... Mas quando o Messias chega, eles não reconheceram! Não aceitaram a forma que o presente veio "embrulhado" . E principalmente, na cidade onde Jesus cresceu. Mateus 6:5 nos fala: "NÃO PODE FAZER ALI NENHUM MILAGRE, senão curar uns poucos enfermos, impondo- lhes as mãos.."
Porque Jesus não pode realizar ali na sua cidade nenhum milagre, se em outras cidades, ele curou cegos, aleijados, ressuscitou mortos? A resposta esta em Marcos 6:2-4- "Donde vem estas coisas? Que sabedoria é esta que lhe foi dada? E como se fazem tais maravilhas por suas mãos? Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não vivem aqui entre nós suas irmãs? E escandalizam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: "NÃO HÁ PROFETA SEM HONRA, SENÃO NA SUA TERRA, ENTRE OS SEUS PARENTES E NA SUA CASA."
Os da sua cidade não foram recompensados, por não honrarem a Jesus!

2) UM CONTRASTE ABSOLUTO - Enquanto a maioria dos fariseus não receberam a Jesus, porque esperavam um Governador Político que fosse restaurar o governo de Israel, e quando viram Jesus, como um homem da Galiléia, sem preparo algum, foi alvo de zombaria. Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes responde: "Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou, Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós! Lucas 17:20-21
Em contraste, nós vemos um outro homem que estava aguardando o Messias. O nome dele era Simeão. O evangelho de Lucas nos conta o que ele era: ..."justo e piedoso que esperava a consolação de Israel. E o Espírito Santo estava sobre ele. Revelara-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte antes de ver o Cristo do Senhor. Movido pelo Espírito, foi ao templo, e quando os pais trouxeram o menino Jesus para fazerem com ele o que a lei ordenava, Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus dizendo..." Lucas 2:25-28
Este homem reconhece um bebe de trinta dias enquanto os outros veêm os sinais e não honram! A chave está em que a primeira honra veio a Deus que deu a Simeão a sabedoria para ele discernir que ele era o Messias prometido. Senão honrarmos a Deus em primeiro lugar, não discerniremos as demais coisas no seu reino!

3) HONRA - A definição simples e literal da palavra honra (time) no grego: é valorização, quando se fala a palavra "time" a um grego, ele pensa em algo: valiosos, precioso, de peso, tal como ouro. Pense nisso, você guardaria ouro em uma gaveta de quinquilharias? Ou você separa para ele um lugar de honra! Outras definições são: apreciação, estima, olhar favorável, respeito. O contrário é desonra, que no grego é "atimia", que significa: não demonstrar respeito ou valor, tratar como comum, ordinário ou servil.
A honra pode ser demonstrada por com uma atitude, uma palavra e até um pensamento, mas toda verdadeira honra tem origem no coração! Isaías 29:13 "Visto que este povo se aproxima de mim e com sua boca e seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim."

4) NENHUMA RECOMPENSA - Marcos 2:8-11
Todos que creram e receberam a Jesus, receberam suas recompensas. Lucas 5:17-26
Mas sempre havia homens que zombavam dele e mesmo sem abrir a boca, Jesus sabia o que estava no coração deles. O paralítico e os homens que creram em Jesus, receberam a recompensa, mas os demais não puderam receber! Se honrarmos a Deus de coração, receberemos dele o galardão e a sabedoria para lidar com as situações!